Seja super bem vindo!
Eis o Pescaria, grupo literário pioneiro nas terras do Araras, hoje Varjota – Ceará.
Grupo de caráter cultural, primando as Letras, denominado Pescaria, cujo objetivo é pescar indivíduos às letras e artes, ofertando-os o alimento – o peixe – da liberdade, o saber.

Venha pescar e ser pescador (a) da literatura junto da gente.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Movimento Armorial

O Pescaria a cada semana escolhe um tema pra ser estudado. Na última pesca, realizada no dia 21 de dezembro de 2013, o tema escolhido foi o Movimento Armorial. A cada discussão postaremos um resumo do que foi o tema estudado para compartilharmos o que estudamos com vocês, leitores, deste espaço de cultura virtual.

O que foi o Movimento Armorial?
Foto: divercita.blog.br
Foi uma proposta artística lançada por Ariano Suassuna na década de 1970 em Recife que pregava a fusão da arte erudita à popular. Dentre os objetivos estavam o de findar a polaridade existente entre, o que o próprio Ariano nomeou de elite cultural, que não diz respeito ao caráter financeiro, mas ao potencial de produção artística, seja erudito ou popular.

O que queriam?
O Movimento possuía como grande meta, a construção de uma cultura nacional, tendo como alicerce a cultura nordestina, à qual Ariano prega como a cultura que menos sofreu alterações ao longo da história. 

Características:
- Criação de obras eruditas, baseadas em obras populares já existentes, reafirmando-as e/ou enriquecendo-as;
- Obras que utilizassem das mais diversas linguagens artísticas.

Curiosidades:
Foto: olde.kaosenlared.net
- A palavra Armorial vem do desígnio de conjunto de brasões, emblemas. A heráldica que é uma arte que compreende a popular e erudita, na sua  produção mais bruta.
- O maior símbolo do Movimento está no Folheto Nordestino. Suassuna aponta que ele consegue apresentar a cultura popular em todas suas linguagens: literária, musical, cênica e plástica.

E o que os Pescadores dizem?
O Movimento Armorial foi e é digno de aplausos à respeito de sua ideologia, a qual apoiamos piamente. No entanto, teve e tem falhas na sua execução. Sua construção foi totalmente elitista, no sentido que Ariano usa da palavra. Foi um movimento que não incluiu o povo em sua manifestação, tornando-o marginalizado na construção do movimento, o que destoa de nossa ideologia, enquanto grupo.
A divulgação também careceu. Tendo praticamente apenas em Ariano a sua figura de difusão. Além de não visar a cadeia industrial da produção cultural, positiva por um lado, negativa por outro.

Referências:
1. Costa, L.A.M. MOVIMENTO ARMORIAL: O ERUDITO E O POPULAR NA OBRA DE ANTONIO CARLOS NÓBREGA. Visto em: <http://pos-graduacao.ascom.uepb.edu.br/ppgli/download/dissertacoes/Dissertacoes2007/luis_adriano.pdf>, às 21h45 de 15/12/2013;
2. MOVIMENTO ARMORIAL E SUAS FASES. Visto em: <http://www.unicap.br/armorial/movimento/produtos/amusica-armorial.pdf>, às 22h15 de 15/12/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário